Outros eventos

Desde o I Seminário Nacional, foram realizadas diversas iniciativas para avançar no tema das Emergências e Desastres. Entre as mais recentes, estão:

– O V Seminário de Defesa Civil (Defencil) , em 2009, que contou com a participação de psicólogos e estudantes.

– A I Conferência Nacional de Defesa Civil (CNDC), em 2010, resultado da colaboração do Conselho Federal de Psicologia (CFP) com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. A participação do CFP no evento foi baseada na busca da vitalidade e exercício dos processos democráticos na construção de uma Política Pública de Defesa Civil.

– A Rede Latino-Americana de Emergências e Desastres já se reuniu na Argentina, Brasil, Cuba e Chile, com propostas de atividades sobre o tema em congressos e eventos, inclusive no Fórum Social Mundial de 2010. O evento vai acontecer novamente em outubro, em Lima, no Peru, durante o III Encontro Latino-Americano e do Caribe em Emergências e Desastres.

– Em 2010 e 2011  foram realizadas as Oficinas de Prática da Psicologia nas Emergências e Desastres, nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro,  com o objetivo de trocar experiências e discutir de maneira organizada as intervenções em curso dos psicólogos e psicólogas com as comunidades afetadas por desastres que abalaram todo o Brasil.

– Em 2011, o I Seminário Estadual de Emergências e Desastres: estratégias latino-americanas de enfrentamento à questão foi uma das iniciativas do CFP, em conjunto com o CRP 16, do Espírito Santo. O evento contou com a participação não só de psicólogos, mas também de profissionais das defesas civis, bombeiros, pedagogos e vários atores que atuam em emergências e desastres.

Esta entrada foi publicada em Sobre Emergências e Desastres. Adicione o link permanente aos seus favoritos.